Trocando o disco do seu Mac Mini 2011

Objetivo

Bem, agora que já trocamos a memória o maior ponto de insatisfação com meu Mac Mini 2011 era a velocidade de resposta do disco. É incrível como este disco de 5400RPM e 512Gb pode ser tão lento. O que vamos fazer desta vez é trocar o disco original pelo já conhecido Momentum XT 750Gb e 8Gb SSD. Este disco é uma evolução do anterior que era de 512Gb e 4Gb SSD e tinha alguns problemas críticos até sua versão SD28.

Para quem quiser conhecer mais sobre este disco pode ver o video abaixo de comparativo do Momentum XT 750, discos SSD puros e o disco original da Apple:


Visto este comparativo vamos ao próximo passo.

Material Necessário

Temos duas etapas complicadas nesta instalação. Primeiro são necessárias ferramentas que nem sempre temos a mão, no caso uma pinça e três chaves em especial de torque:

  • TD 6
  • TD 8
  • CRV h2.0



E a segunda etapa é a reinstalação do Mac OSX Lion o que vai exigir um pendrive de 8Gb para reinstalação.

Preparando o ambiente

Antes de efetuar a troca do disco, precisamos gerar o pendrive de 8Gb (no video aparece um de 4Gb que usei somente para demonstrar pois não ia danificar o meu pronto de 8Gb) de recuperação do Lion. Para gerar este pendrive é necessário baixar o Lion da Apple Store e expandir o pacote para encontrar o instalador:



Depois de encontrar o pacote InstallESD.dmg, basta utilizar a ferramenta de discos do próprio Mac para gerar o pendrive como podemos ver no video abaixo:



Antes de efetuar a troca, reinicie o seu Mac Mini 2011 com o USB plugado e segure a tecla Option, tem que aparece o ícone do pendrive USB e ao selecioná-lo ele deve entrar no modo de instalação do Mac OSX Lion, se isso ocorreu, está tudo pronto para trocarmos o disco.

Trocando Efetivamente o Disco

Com o pendrive pronto e testado, vamos trocar efetivamente o disco, veja como no video abaixo:



Pronto, seu disco foi trocado com sucesso! Depois de reinstalar o Mac OSX Lion veja como aparece o nosso novo disco:

Considerações Finais

Algumas coisas ficaram notavelmente mais rápidas como o Terminal, o iTunes, carregar as minhas máquinas virtuais do VMWare Fusion, realmente é uma das coisas que da outro fôlego para o seu pequeno e poderoso MacMini 2011.

Até a próxima,
Brivaldo Jr

32 opiniões sobre “Trocando o disco do seu Mac Mini 2011”

  1. Opa!
    Tenho um certo interesse nos Mac Mini e como uso máquinas virtuais (também uso o VmWare Fusion) para estudo, fiquei com medo dele não ser rápido o suficiente.
    Qual o seu uso das vms? O Mini aguenta o tranco sem problemas?
    Claro que com os 2gb de ram padrão nem dá para pensar nisso, mas com uns 8gb já dá pra brincar eu acho..

    1. Eu fiz um video anterior (bem mais amador também) mostrando como trocar os pentes de memória.

      Uso VMs para pesquisa acadêmica, simulação de redes e para fazer os videos do blog. Tenho umas 17 VMs no Fusion e com 8Gb de RAM e esse disco novo, agora sim o processo está ótimo! Quando era o disco anterior dava raiva… o tempo todo aquela ampulheta colorida do Mac, boot do Lion demorado, iTunes uma carroça… sinceramente? Outra vida, totalmente diferente.

      Um abraço,
      Brivaldo Jr

  2. Quando for trocar meu Macbook early 2008, vou pensar com carinho no Mac Mini então!
    Obrigado pela resposta!

  3. Parabéns pela qualidade do tutorial. Eu havia feito isso com meu MacBook Pro mid 2009. Eu sou o Momentus XT de 500GB/4GB SSD, e o desempenho melhorou bastante. Eu acho impressionante a sobrevida que dá ao Mac o fato de trocar o HD e a memória.

  4. Tenho que comentar que Apple faz tanta lavagem cerebral na gente que todo user (grande parte) tem bancada de madeira da mesma cor XD

    Esse quite de chaves que esta usando é o do iFix?

    Estou tentado a vender meu PC e pegar um MacMini, mas estou estudando de em vez de fazer este gasto deixar o MacbookPro ligado ao monitor do PC usar a grana para algum outro fim.

  5. O problema é que o MacPro é mais caro que o Mini… exatamente por ter monitor, teclado e mouse. O Mini é uma estação de trabalho ótima, desde que sejam trocadas as peças que troquei. :D

  6. Olá Brivaldo pode nos passar o valor desse investimento ? Compra do HD SSD e o site de onde conseguiu comprar.

    Excelente post parabéns :)

  7. Olá Brivaldo. Vc acha que o tamanho do hd influencia na velocidade? Tipo se eu usar o Momentus XT de 500Gb, ele poderá ter um desempenho melhor do que o de 750Gb, ou terá o mesmo efeito? Agradeço a atenção e parabéns por esse tutorial, foi muito esclarecedor para mim. Abraço.

  8. Ok Brivaldo, muito obrigado pela atenção. Achei que por ser menor, o hd faria a leitura mais rápido, mas esqueci dessas diferenças que vc citou. Abração.

  9. Brivaldo tenho um Mac mini 2011, entrei em contato com as assistência técnicas autorizadas da Apple ele me alertaram que troca do HD, que não sejam indicados pela apple podem danificar a placa logica do mac. Minha pergunta é o seguinte o seu mac mini apresentou algum problema depois que trocou o HD?? (faz quanto tempo que esta usando o HD novo).

  10. Meu HD deu pau no S.M.A.R.T. então ele trava a hora que ele bem entende, então achei seu vídeo, vou efetuar a troca e seja o que deus quiser!! Valeu pela dicas!!! O Procedimentos do sistema operacional é o mesmo (uso o Mountain Lion)???

  11. Então,gostei muito do post.Mas Tenho uma duvida,gostaria de saber se apenas com o upgrade da memoria(2gb) ja garante um aumento na velocidade da maquina e o que vc recomendaria? Abraço

    1. Problemas de velocidade estão ligados aos equipamentos mais lentos do seu computador. O que vai melhorar sua velocidade depende do que você usa no computador… se você usa muitas máquinas virtuais com apenas 2Gb, ele está fazendo muita swap no disco, então o recomendado é aumentar a memória. Se você carrega muitos arquivos do computador e executa muitos programas, o seu disco será um gargalo também. Experimente usar o iStatPro (é gratuito), ele vai te mostrar como anda o uso do disco e da memória. Se o seu MacMini tem apenas 2Gb.. eu recomendo comprar logo 2 pentes de 4Gb e não esquentar mais a cabeça com isso. ;)

  12. Brivaldo efetuei a troca do HD ontem a noite a principio ocorreu tudo certo, minha unica duvida é quanto fui instalar o OS X Mountain Lion o mac nao reconhecia o HD, tive que usar o utilitário de disco e criar uma partição, daí deu boa, te pergunto esse processo é correto???

  13. Uso o Mini com I7 e 16 de Ram, fusio drive, ele atende a todas as aplicações com muita rapidez, tenho outro que funciona como servidor, com dois hd de 1Tr e mais 10Tr em discos externos, sem nenhum problema todos funcionam bem.

  14. Onde posso comprar as ferramentas para abrir o Mac MIni e o cabo sata extra? pois irei acrescentar o hd ssd. desde já agradeço a atenção.

      1. Você tem algum vendedor que possa me recomendar? Meu Mac Mini foi comprado este ano, o processo é o mesmo.

  15. Brivaldo, gostaria muito de sua ajuda!
    Eu estou tentando instalar o w7 no mini mac 2010, porem sempre da um erro 0×80300024.
    Li em alguns foruns gringos que está relacionado ao fato de ter dois HDS, como eu poderia deixar apenas um hd funcionando? você acha que funcionaria?

Os comentários estão encerrados.